Blog do TOPA

Bem-vindos ao Blog do Programa TOPA-Todos Pela Alfabetização - Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana - DIREC 02

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Prorrogado o prazo para inscrições no Topa

Cidadãos baianos com idade acima de 15 anos e interessados em se alfabetizar, ainda podem se inscrever até o dia 31 deste mês, no programa Todos pela Alfabetização (Topa). Com meta de alfabetizar, até 2010, um milhão de baianos, o programa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) trabalha com a alfabetização sob a concepção de que este é um direito do cidadão que não prescreve com a idade.

Os interessados devem se dirigir à sede das Diretorias Regionais da Educação (Direc) ou às secretarias municipais da Educação. Já as entidades dos movimentos social e sindical que desejam aderir ao programa devem procurar as Direcs. Os municípios que ainda não aderiram devem procurar a coordenação do Topa na sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na sala 402, em Salvador.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Direc2 realiza encontro com parceiros do TOPA

Marcio Argôlo, da SEC

A SEC pretende aumentar a meta de 300 mil alunos do TOPA e continuar a oferecer as condições necessárias aos alfabetizandos, segundo Marcio Argôlo.


A Diretoria Regional de Educação – DIREC 02 e a Supervisão local do Programa TOPA – Todos Pela Alfabetização, promoveram nessa segunda (19/10) um encontro com parceiros dos diversos segmentos da sociedade dos 25 municípios sob a circunscrição da Direc 02.

O encontro aconteceu no auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Feira, contou com a presença de Márcio Argolo representante da Secretária da Educação do Estado da Bahia-SEC, do diretor da Direc2 Eutímio Almeida, além de secretários municipais de educação, representantes de prefeituras, associações, sindicatos, escolas e técnicos da Regional.

Emoção
Valdeci Mamona Passos (foto), supervisora do TOPA na Direc 02, fez uma avaliação da Etapa 2008 do programa, apresentou números, orientações, critérios e procedimentos para a Etapa 2009 e se emocionou ao agradecer aos parceiros.

Outros dois momentos também foram marcantes. A apresentação de Otávio Miguel, o “Guina”, um aluno do TOPA que cantou a música “O passarinho veloz” de sua própria autoria e o depoimento do alfabetizando Luiz Marques Souza(foto), de 68 anos de idade, que declarou emocionado: “Meu pai só me ensinou a plantar milho e mandioca. Hoje já sei assinar meu nome e fazer uma contazinha, graças ao TOPA.”

domingo, 11 de outubro de 2009

Encontro do TOPA

Convite

A Diretoria Regional de Educação – DIREC 02 e a Supervisão do Programa TOPA – Todos Pela Alfabetização têm a satisfação de convidar V.Sa., para o Encontro do TOPA, a se realizar na cidade de Feira de Santana – BA.
Data: 19 de outubro de 2009.
Horário: 8:00h

Local: Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães (Auditório), Rua Vasco Filho s/n – Centro

A sua presença é muito importante!