Blog do TOPA

Bem-vindos ao Blog do Programa TOPA-Todos Pela Alfabetização - Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana - DIREC 02

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Programa Topa está com matrículas abertas para a quarta etapa



As matrículas para a quarta etapa (2010/2011) do programa Todos pela Alfabetização (Topa) já podem ser feitas nas secretarias municipais de Educação ou Diretorias Regionais de Educação (Direc). As aulas estão previstas para começar no dia 31 de janeiro de 2011. A meta da Secretaria da Educação é de matricular 300 mil pessoas. Até o momento, o programa já alfabetizou 612 mil jovens, adultos ou idosos e tem outros 380 mil em sala de aula.

Os números fazem da Bahia o estado campeão de alfabetização do país, segundo a coordenadora estadual do Topa, Francisca Elenir Alves. Presente em 407 municípios, por meio de 358 prefeituras e 675 entidades dos movimentos social e sindical, o programa trabalha com a alfabetização sob a perspectiva de que esta é um direito do cidadão, que não prescreve com a idade.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2010, a Bahia foi o estado do Nordeste que mais reduziu o analfabetismo. “A contribuição do Topa para este avanço é considerada significativa. A perspectiva para 2011 é focar na qualidade do programa que já está consolidado”, destaca Elenir.

Adesão

Só poderão realizar as matrículas do Topa os municípios e entidades dos movimentos sociais e sindicais que aderirem ao programa. Para isso, é necessário preencher e enviar o Termo de Adesão até o dia 18 de novembro, publicado no site da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Após o preenchimento, imprimir duas vias e enviá-las por Sedex, assinada pelo prefeito e secretário municipal de Educação, juntamente com a documentação exigida no Termo. A documentação deve ser enviada para o endereço - Secretaria da Educação do Estado da Bahia - 6ª avenida, nº 600, 4º andar, sala 402 - Coordenação do Programa Topa - Centro Administrativo da Bahia – CAB. Salvador/Bahia. CEP - 41746-300
Fonte: Agecom