Blog do TOPA

Bem-vindos ao Blog do Programa TOPA-Todos Pela Alfabetização - Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana - DIREC 02

Tire suas dúvidas

1- Como faço para ingressar no TOPA?
É necessário procurar o município ou entidade que aderiram ao TOPA.

2- Qual o público do Programa TOPA ?

Jovens a partir dos 15 anos, adultos e idosos não alfabetizados.

3- Como faço para participar do Programa TOPA?
• Alfabetizadores: devem ser, preferencialmente, professores(as) das redes públicas de ensino; ter, no mínimo, formação de nível médio completo; ter experiência anterior em educação, preferencialmente, em educação de jovens e adultos.

• Coordenadores: devem ter, no mínimo nível médio, preferencialmente, nível superior; ter experiência anterior em educação, preferencialmente, em educação de jovens e adultos; apresentar disponibilidade de tempo, para o acompanhamento das turmas.

• Tradutor Intérprete de LIBRAS: devem ter preferencialmente o curso de LIBRAS, apresentando o certificado expedido pelo Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais – INEP/MEC ou entidade competente que comprove sua proficiência para o desempenho desta atividade.

• Alfabetizando: Procurar o gestor do TOPA no município, entidade vinculada ao programa ou supervisor do TOPA na DIREC.

4- Qual o mínimo e o máximo de alfabetizandos por turma?
• ZONA RURAL: no mínimo 7 (sete) e no máximo 25 (vinte e cinco) alfabetizandos;

• ZONA URBANA: no mínimo 14 (quatorze) e no máximo 25 (vinte e cinco) alfabetizandos.

• Tanto as turmas das Zonas Urbana como Rural poderão ter o máximo de três alfabetizandos com necessidades especiais.

5- Qual o mínimo e o máximo de turmas por coordenador?

• Zonas Rurais: Mínimo 5 ( cinco ) máximo de 13 (treze) turmas;

• Zonas Urbanas: Mínimo 7 ( sete ) máximo de 15 (quinze) turmas.

6- Quais as atribuições do coordenador de turmas?

• Acompanha o processo de alfabetização nas turmas sob sua responsabilidade.

• Planeja e realiza, em conjunto com o gestor local ou supervisor (a), a formação continuada dos alfabetizadores.

• Articula-se com o(a) gestor(a) local e/ou supervisores (as) para identificação e solução de dificuldades encontradas no Programa.

• Participa das ações relacionadas à distribuição do material escolar e pedagógico, retirada do registro civil, aos exames oftalmológicos e distribuição de óculos.

• Articula-se, junto com o(a) gestor(a) local, supervisor(a) e/ou representantes das entidades, o encaminhamento dos jovens, adultos e idosos já alfabetizados do TOPA para as turmas da EJA - Educação de Jovens e Adultos.

• Planeja e acompanha estratégias de fomento à leitura, em parceria com os alfabetizadores.

• Identifica, em parceria com os alfabetizadores sob sua coordenação, alfabetizandos com necessidades educacionais especiais, para adequar o planejamento às necessidades encontradas.

• Acompanha, monitora e realiza registros da frequência dos alfabetizandos e alfabetizadores. consolidando mensalmente em relatório a ser encaminhado ao gestor local e supervisor.

7- Como se dará a formação inicial e continuada para alfabetizadores, coordenadores de turmas e tradutores intérpretes de LIBRAS?
A formação dos alfabetizadores, tradutores-intérpretes de LIBRAS e coordenadores de turmas do Programa TOPA será realizada seguindo as orientações básicas das Resoluções CD/FNDE número 12, de 03 de abril de 2009 e CD/FNDE número 40, de 20 de julho de 2009, pelo PPALFA – Plano Plurianual de Alfabetização e Projeto Político Pedagógico, e pretende solidificar os princípios e a concepção da alfabetização de jovens, adultos e idosos, bem como garantir a qualidade da ação pedagógica dos bolsistas do Programa.

Os objetivos principais da formação são: subsidiar a ação pedagógica de alfabetizadores(as), tradutores(as) intérpretes de LIBRAS e coordenadores(as) de turmas, por meio de fundamentos teórico-metodológicos que assegurem a concepção do Programa; assegurar a coerência entre a teoria e a prática, criando estratégias de mediação sistemática para favorecer o processo de ensino-aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática; garantir o desenvolvimento de metodologias específicas aos diversos segmentos atendidos pelo Programa.

8- Como se dá o acompanhamento do programa?
O acompanhamento das ações do Programa é realizado pela equipe de supervisores(as) e é sediado em cada Diretoria Regional de Educação (DIREC), realizado pela Equipe Pedagógica, as Equipe de Mobilização, que compõem a Coordenação do Programa, além das equipes das Unidades Formadoras, que realizam visitas de acompanhamento do processo ensino-aprendizagem.

9- Para que servem os Instrumentos de Acompanhamento e Avaliação, dentre eles as fichas de frequência dos alfabetizadores e dos alfabetizandos?
Estes documentos nos ajudam a monitorar a execução do Programa, contribuindo para um diagnóstico de evasão, abandonos, afastamentos temporários, substituições, cumprimento de carga horária, dentre outros aspectos pedagógicos.

Sendo assim, após análise, levantamento de um diagnóstico e intervenção, esses instrumentos devem ser arquivados pelo período de cinco anos, na Secretaria Municipal de Educação ou na DIREC, conforme o caso.

10- Os alfabetizandos cadastrados, e que não permaneceram no Programa durante uma etapa, poderão ser cadastrados normalmente na próxima etapa?

Sim, desde que este não tenha construído sua base alfabética.

11- O que o Programa TOPA assegura aos alfabetizandos para realização do seu processo de alfabetização?

• Material Didático.

• Material Pedagógico.

• Exame oftalmológico e os óculos.

• Transporte e alimentação.

12- Como será paga a bolsa auxílio?

Conforme Resolução CD/FNDE número 12, 03 de abril de 2009, a bolsa auxilio será paga, pelo FNDE/MEC, aos voluntários cadastrados no Programa. As bolsas serão pagas diretamente aos beneficiários, mediante depósito em conta-beneficio aberta pelo FNDE/MEC no Banco do Brasil S/A, em agência indicada pelo Bolsista.
Publicado ter, 09/03/2010 - 10:19 por SEC/CODES