Blog do TOPA

Bem-vindos ao Blog do Programa TOPA-Todos Pela Alfabetização - Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana - DIREC 02

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Alfabetizados do TOPA terão acesso a obras literárias

As publicações serão enviadas pelos Correios para as residências dos alfabetizados que passarão a ter acesso a obras literárias dos mais diversos gêneros e linguagens, como recurso pedagógico capaz de auxiliar na continuidade do seu processo de escolarização.

Nesta terça (29) às 10h30, no auditório dos Correios, na Pituba, em Salvador, será feita a distribuição de 30 mil livros para os alfabetizados do programa Todos pela Alfabetização (Topa), numa iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Estadual da Educação, em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A ação integra o projeto Leitura para Todos, que tem a proposta de incentivar o hábito da leitura nos jovens, adultos, e idosos egressos do Topa. O evento contará com a presença do governador Jaques Wagner.

O projeto - Cada alfabetizado receberá, em sua casa, um livro da coleção do Ministério da Educação, juntamente com uma carta-resposta, com postagem paga, onde deverão ser escritas suas impressões sobre o conteúdo lido e enviada para a Secretaria da Educação. À medida que a Secretaria receber a correspondência, enviará um novo exemplar e, assim, sucessivamente. A coleção do MEC, resultado de um concurso nacional realizado em 2005, é composta por dez livros – de poesia, conto, crônica, novela, peça teatral, tradição oral e biografia.

“Nosso objetivo maior é que, com o Leitura para Todos, possamos, efetivamente, ampliar o número de pessoas com níveis de escolaridade compatíveis, promovendo o fortalecimento da cidadania e criando possibilidades de elas ingressarem no mundo do trabalho”, enfatiza o secretário Osvaldo Barreto.

A leitura, como ação humana que deve ser exercida permanentemente, de forma contínua, estabelecendo-se um diálogo constante entre texto e contexto, pode ser desenvolvida em qualquer época da vida do alfabetizado. “Ler é ressignificar o mundo, as coisas, os objetos”, completa a coordenadora do Topa, Elenir Alves.
Fonte:SEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário