Blog do TOPA

Bem-vindos ao Blog do Programa TOPA-Todos Pela Alfabetização - Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana - DIREC 02

sexta-feira, 30 de julho de 2010

TOPA UMA DICA? Como elaborar um Plano de Aula


COMO ELABORAR UM PLANO DE AULA

O plano de aula é a previsão de conteúdo de uma aula ou conjunto de aulas
É pensar o antes, durante e o depois da aula
É prever
É planejar de modo que qualquer pessoa aplique sua aula a partir do seu plano

Dia: Dia da aula: Segunda-feira, terça-feira... Data: Data da aula: dia, mês e ano

Área (s) do conhecimento:
• Disciplina a ser estudada: Português, Matemática, Artes...

Natureza da atividade:
• Critério de aplicação da aula: escrita, dinâmica, cálculo, leitura de textos, debate, leitura de imagens...

Tema:
• Definir o que vai ser ensinado; Sobre o que vai ser falado. É o assunto geral da aula

Conteúdo(s):
• Sub-temas; Itens ou tópicos do assunto geral aplicados na aula

Objetivo (s):
• Para criar o objetivo da aula, busque responder às seguintes perguntas: “Para que vou ensinar este tema?” “ O que quero atingir com este tema?”

• Inicie o objetivo sempre com verbos no infinitivo. EX: Desenvolver, Despertar, Refletir, Esclarecer, Avaliar, Instigar, Identificar, Propor...

IMPORTANTE:
As aulas devem ser contextualizadas de acordo com a concepção de homem e de mundo, oferecendo ao alfabetizando a condição de integrar o conteúdo trabalhado com a sua realidade e vivências.

Atividades desenvolvidas
• Acolhida e oração
• Leitura compartilhada: (Citar título do texto, nome do livro e página onde ele está)

Definir como irá desenvolver o tema escolhido: propor atividades, jogos, músicas, diálogos, utilizando-se dos recursos escolhidos

DICAS:
1. Apresentar aos alunos uma situação problema relacionado ao tema, sempre em forma de uma pergunta. Será um desafio inicial para excitar sua curiosidade em relação ao assunto; fazer com que pensem e busquem uma solução para o problema;
2. Realizar uma dinâmica que também tenha relação com o tema ou que sirva de base para início da aula;
3. Utilizar-se, sem receio, de músicas, poemas, charadas, paralendas, desenhos, dramatizações...
4. Para enriquecer apropriar-se de leituras de textos e imagens, debates em grupos, pesquisas...
5. Usar recursos como cartazes, alfabeto móvel, palavras cruzadas, caixinha mágica, dominó matemático;
6. Trabalhos artesanais sempre trazem ótimos resultados no aprendizado;
7. Uso de som e imagens motiva e diversifica as aulas;
8. Não esqueça: amor e dedicação sempre.

Recursos:
• Relacionar quais os materiais serão utilizados durante a aula: quadro, livro, caderno, lápis, fichas, revistas, rádio, caneta, borracha, cola....

Avaliação
• Verificar se os objetivos propostos foram alcançados
• Listar aspectos positivos e negativos no desempenho dos alunos em relação à participação dos mesmos nas aulas e nas atividades propostas.
• Focar na revisão e na melhoria da metodologia de ensino caso existam aspectos negativos, sempre buscando atingir os objetivos propostos no plano

Para casa:
• Atividades indicadas para reforço, revisão e treino dos alunos, sobre o tema aplicado em aula.
Autoria: Maria José Esteves


6 comentários:

  1. Estou feliz, em fazer parte dessa equipe.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo, essa dica para quem está começando na pedagogia, serve para um início mais tranquilo, valeu.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo, essa dica para quem está começando na pedagogia, serve para um início mais tranquilo, valeu.

    ResponderExcluir