De acordo com o governador Jaques Wagner, em seu pronunciamento durante o evento de certificação, nas três primeiras etapas o Topa alfabetizou 751 mil baianos de 407 municípios e outros 185.260 estão em sala de aula. O governador garantiu que serão cerca de 950 mil baianos alfabetizados até março de 2011 e até 2014 espera ter erradicado o analfabetismo na Bahia.
Após o discurso feito pela oradora da turma, a alfabetizada Eloisa Santos Silva, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que o Topa significa um exemplo que a Bahia dá ao Brasil de resgate de uma dívida histórica com os baianos. "No que diz respeito à alfabetização de adultos, a Bahia abraçou o projeto como nenhum outro estado”, ressaltou.
Já o presidente Lula, após contar as histórias de dois alfabetizados pelo programa - Dona Maria Francisca e Seu André, ambos com 65 anos, moradores do sul do estado, foi só elogios. “Quero dizer que possivelmente não tenhamos, em lugar nenhum do Brasil, um programa de sucesso como este aqui da Bahia. Parabéns a todos os envolvidos no Topa, pois podem se tornar referência nacional na alfabetização de adultos”, afirmou Lula, ressaltando o importante apoio das prefeituras para a efetividade da iniciativa que, segundo ele, envolve “a ideologia do coração”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário